Bem - Vindo ao mundo cão!

Aqui, vamos trocar informações sobre esses adoráveis bichinhos de estimação que nós temos como membro de nossa família.
Façam comentários, dê opiniões, qualquer novidade será bem-vinda!

Perguntas e Respostas

Faça sua pergunta que tentaremos responder o mais breve possível!




Hoje vamos questionar sobre vacinação...

01- Todas as vacinas são iguais?
Não. Da mesma forma que existe várias doenças que acometem cães e gatos, existem diferentes tipos de vacinas. De forma simples , as vacinas são produtos biológicos que imunizam o organismo contra patógenos. Existem basicamente 3 tipos de vacinas: inativadas, vivas – atenuadas e, mais recentemente, as vacinas recombinantes. A escolha da melhor vacina para o seu animal só pode ser feita pelo medico veterinário, ele poderá recomendar o produto mais adequado para o seu animal.



02 - Contra quais doenças deve vacinar meu animal?
De modo geral, a vacinação deve ser feita na dependência da gravidade da doença e no risco de exposição do animal, Outros fatores, como capacidade de transmissão destas doenças a seres humanos (zoonoses) também são considerados para recomendação do protocolo vacinal do animal.

CÃES: As vacinas consideradas essenciais por especialistas são: a vacina contra cinomorfoo, a vacina contra adenovírus tipo 2 ( que protege contra a adenovirose e a hepatite infecciosa canina) e a vacina contra ´parvovirose.
Outras vacinas são opcionais e a sua utilização depende da necessidade do animal, tal como a vacina contra a tosse dos canis e a vacina contra a leptospirose. Em relação a esta última, vale lembrar que seu uso deve ser feito com cautela, uma vez que sua utilização é associada a um maior risco de reações alérgicas pós – vacinais



GATOS : As vacinas consideradas essenciais por especialistas são: a vacina contra rinotraqueite (herpesvírus) , a vacina contra panleucopenia (parvovirose felina), e a calcivirose. Outras vacinas como a vacina contra clamidiose, a leucemia viral felina (FIV), são consideradas opcionais e seu uso deve ser feita de acordo com a avaliação do seu medico veterinário.



CÃES E GATOS : A vacina contra a raiva é considerada essencial e obrigatória. E sua reaplicação deve ser feita anualmente.



03- As vacinas devem ser replicadas anualmente?
Existem vários estudos para determinar a necessidade dos animais receberem vacinação anual. As vacinas atualmente utilizadas são capazes de imunizar os animais por períodos maiores do que 1 ano, no entanto, o risco de exposição as doenças deve ser levado em consideração na determinação do intervalo da revacinação. Sabe-se que no Brasil um pequeno porcentual de animais recebe vacinas, o que aumenta muito o risco de exposição dos animais aos agentes infecciosos. Neste contexto, a maioria dos especialistas no Brasil ainda recomenda a revacinação anual dos cães e gatos.



04- Posso vacinar minha cadela/gata se ela estiver gestante?
De modo geral, as vacinas vivas-atenuadas não devem ser aplicadas a animais gestantes pelo risco de causar problemas aos fetos. Deste modo, informe seu medico V. Se existe a probabilidade de seu animal estar gestante para que ele possa determinar quais vacinas poderão ser aplicadas.



05- Todo animal vacinado fica protegido contra doenças?
A vacinação é a melhor forma de proteger contra doenças, mas a formação da imunidade depende não só da vacina utilizada, como também, da qualidade da resposta imune do animal. Deste modo, a vacinação não é sinônimo de imunização. Seu animal deve estar em boas condições gerais de saúde para poder receber a vacinação, e assim, responder adequadamente tornando-se protegido contra doenças. Por este motivo, todo animal deve ser avaliado por um veterinário para saber se está em condições de receber a vacinação.



06- Quais fatores influenciam no processo de imunização?
Vários fatores podem influenciar na imunização. A idade do animal, a existência de doenças concomitantes que possam interferir com formação da imunidade – tais como neoplasias e doenças que causam debilidade geral, bem como o estresse, pode interferir com a imunização.
Consulte sempre o medico veterinário, ele poderá determinar se seu animal está em condições de ser vacinado e o protocolo de vacinação mais adequado para ele.