Bem - Vindo ao mundo cão!

Aqui, vamos trocar informações sobre esses adoráveis bichinhos de estimação que nós temos como membro de nossa família.
Façam comentários, dê opiniões, qualquer novidade será bem-vinda!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como ajudar uma cadela a dar cria

O período normal de gestação de uma cadela é 61 a 63 dias. Porém, um parto, um ou dois dias antes ou depois. é comum e não representa motivo para alarme se o estado geral da fêmea estiver bom.
Na preparação para parir, a cadela fará um ninho com jornais picados e pedaços de pano se estes estiverem disponíveis. Senão, ela pode cavar no tapete com as patas dianteiras, como se estivesse cavando um buraco. Fazer o ninho é um sinal importante de que o parto deve acontecer dentro de um ou dois dias. Para deixar a cadela confortável providencie uma caixa de parto com muitas folhas de jornal e panos.
Quando ela começar a fazer o ninho, você também vai notar um aumento das mamas com produção de leite. Outro método bastante preciso para determinar quando a cadela vai dar cria é medir a temperatura retal todos os dias. Aproximadamente 24 h antes do parto a temperatura cai em torno de 1ºC.
Quando estiver perto do trabalho de parto, observa-se a eliminação de um líquido mucoso pela vulva, seguido da eliminação de um líquido esverdeado. Em hipótese alguma este líquido pode ser marrom ou ter cheiro ruim. Se isso acontecer chame o veterinário imediatamente.
A chegada do parto vai deixar a cadela agitada, mas no segundo estágio do trabalho de parto ela vai deitar e começar a ter contrações. Assim que esse segundo estágio começar, o parto deve iniciar dentro de 3 h. Se nenhum filhote nascer nesse período, chame o veterinário.
Um filhote pode nascer de três maneiras diferentes. A apresentação mais comum é pela cabeça e patas dianteiras. A segunda mais comum é pela cauda e patas traseiras, mas não confunda com a apresentação pela nádega. Em uma apresentação pela nádega as pernas traseiras estão dobradas embaixo do corpo do filhote. Em uma cadela pequena este tipo de apresentação pode causar problemas e deve ser observada com cuidado.

Durante o parto podem surgir algumas complicações que você pode dar conta facilmente usando as dicas abaixo.


Se o filhote estiver preso no canal do parto com metade do corpo para fora
  • Segure o filhote com uma toalha limpa.
  • Faça uma tração firme, puxando o filhote com cuidado em um ângulo levemente descendente. Continue puxando com cuidado até o filhote sair.
  • Se você não conseguir remover o filhote chame o veterinário imediatamente.



Se a cadela não limpar os filhotes após o parto


  • Coloque o filhote coberto com a membrana fetal em uma toalha limpa.
  • Libere o rosto do filhote imediatamente retirando a membrana.
  • Continue a puxar a membrana do seu corpo. A membrana vai ficar presa ao redor do cordão umbilical. NÃO puxe o cordão umbilical.
  • Retire qualquer líquido da boca e das narinas. Massageie o corpo do filhote vigorosamente com uma toalha, para estimular a respiração.
  • Se houver muito muco no nariz e na boca, limpe o que conseguir com um dedo.

Se o filhote ainda não estiver respirando bem



  • Coloque o filhote em uma toalha na palma da sua mão.
  • Segure sua cabeça fechando o polegar em direção aos outros dedos.
  • Usando a outra mão para segurar o filhote, levante suas mãos ao nível da sua cabeça e balance com firmeza em direção ao chão. Repita várias vezes.
  • Massageie o filhote vigorosamente com a tolha novamente.
  • Pare quando o filhote estiver se mexendo e chorando.
  • Amarre um pedaço de fio ao redor do cordão umbilical aproximadamente 2 cm acima da barriga do filhote, deixando o pedaço amarrado preso ao filhote e corte o resto do cordão umbilical e da membrana fetal.
  • Coloque o filhote com a mãe, ela vai cuidar do resto. Se ela não cuidar dos filhotes ou se acontecer algum outro problema, fale com o veterinário o mais rápido possível.

Ver um cachorro machucado ou em agonia pode gerar uma sensação de impotência. Aprendendo as dicas deste artigo, você está armado com dúzias de técnicas de primeiros socorros que podem acabar salvando a vida do seu cão.


FONTE: http://amomeucao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário